Notícia
Setembro mês oficial da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência
Postado em: 01/09/2020
Setembro mês oficial da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência
Por que Setembro, e por que Verde?
Campanhas do Setembro Verde pelo Brasil convidam a sociedade a refletir sobre os direitos das Pessoas com Deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.

Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições. E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

O Setembro Verde também marca duas Campanhas muito importantes:
A Campanha de prevenção de câncer de intestino, que busca alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de intestino, doença que em 90% dos casos poderia ser evitada e que é o segundo mais incidente entre homens e mulheres, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, com estimativa para 41.010 casos novos em 2020.

E a Campanha Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
A data idealizada pela ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, busca, então, conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

A ideia do Setembro Verde e suas campanhas é lembrar nessas datas a importância da cidadania, da participação social e na igualdade de condições. É continuar na luta pela ampliação de direitos, por uma sociedade mais justa. E ajudar as pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas.

Vale a pena refletir: o que podemos fazer para garantir uma sociedade mais justa, inclusiva e acessível?

Vale a pena nos alerta: por as pesquisam chamam a nossa atenção para o crescimento do índice do câncer de intestino em adultos jovens, além da necessidade da doação de órgãos.
VOLTAR!